Agenda de Eventos

Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro
Terça-feira 10 maio 2022, 10:30
Visualizações : 246

Ao longo do mês de maio, as Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro vão dar visibilidade e sensibilizar a comunidade para a importância do trabalho desenvolvido pela Associação de Bombeiros da vila do Pinhal Novo e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Sob o lema "Voluntários por opção, profissionais na ação", as comemorações regressam este ano aos moldes habituais, numa parceria da Câmara Municipal de Palmela com a Associação.

O programa integra dois Simulacros de Sismo nas escolas básicas, com o envolvimento de Bombeiros e GNR, e um Exercício de atuação conjunta, a 14 de maio, em Águas de Moura, com a participação das três Corporações do concelho.

As comemorações encerram no dia 29, com a tradicional Sessão Solene de Homenagem às/aos Bombeiras/os do Concelho, no Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, que inclui a atribuição das Medalhas de Comportamento Exemplar.

Simulacros e debate enriquecem programa

Para o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, este é «um programa muito digno, que revela a visão de interesse e seriedade com que estas matérias têm que ser tratadas». O Presidente destacou a importância de continuar a realizar os Simulacros de Sismo nas escolas, que são «equipamentos que concentram diariamente milhares de crianças e adultos» e, por isso, «têm que estar preparados no que diz respeito à cultura de segurança».
Álvaro Balseiro Amaro considera também de extrema relevância o Debate “Modelo de Financiamento dos Corpos de Bombeiros”, por permitir «um olhar sistematizado sobre esta questão, que tem que ter uma clarificação, e apontar linhas de futuro».

Carlos Marta, Comandante dos Bombeiros de Pinhal Novo, sublinhou que o programa tem três vertentes bastante importantes: «o debate, a promoção do treino, sinergias e relações entre as Corporações de Bombeiros e a formação e envolvimento das crianças nos exercícios, para criar uma cultura de segurança nas escolas».

Programa

10 maio | 10h30 | Escola Básica do 1.º Ciclo João Eduardo Xavier, Pinhal Novo
19 maio | 10h30 | Jardim de Infância do Vale da Vila, Pinhal Novo
Simulacros de Sismo
Com o envolvimento de Bombeiros e GNR

14 maio | 17h30 | Águas de Moura
Exercício de Atuação Conjunta
Com o envolvimento das três Corporações de Bombeiros do concelho

29 maio

8h00 | Quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo
Hastear de bandeiras com toque de sirene

13h00 | Casa Ermelinda Freitas, Fernando Pó
Almoço Convívio
Entre a Câmara Municipal de Palmela, Juntas de Freguesia, Direções, Comando e Corpos Ativos das Associações de Bombeiros do concelho