Mais de 350 mil euros para reforço do abastecimento de água

Mais de 350 mil euros para reforço do abastecimento de água

A Câmara Municipal de Palmela adjudicou a empreitada de construção da conduta de "Ligação dos novos furos de captação de água de Fonte da Vaca, ao reservatório da Fonte da Vaca", pelo valor de 359.341,42€.

A obra, com um prazo de execução de 240 dias, visa reforçar, a partir dos novos furos, a adução aos reservatórios e ETA da Fonte da Vaca e, por conseguinte, garantir maior disponibilidade de água para reserva e distribuição nas zonas de abastecimento do Pinhal Novo, servidas a partir deste subsistema.

A ETA/Reservatório de Fonte da Vaca situa-se na proximidade de 3 novos furos de Fonte da Vaca (PS2, PS8 e PS9) e passará também a ficar interligada ao sistema elevatório de Val´Flores, partilhando com o reservatório elevado da Cascalheira, a água captada nos referidos furos. Este sistema será integrado na telegestão para supervisão e melhor controlo em tempo real das infraestruturas, níveis de reservatórios e caudais, de forma a garantir a qualidade do serviço.

Esta medida vai, ainda, permitir a redundância entre os subsistemas de Fonte da Vaca e Pinhal Novo e fontes de captação alternativas, no caso de falha da alguma das captações existentes (PS6 de Fonte da Vaca, F1 e F3 de Vila Serena), o que permitirá, também, uma maior disponibilidade do caudal distribuído.

Trata-se de uma importante intervenção para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento público de água, a par de outras que estão em curso, ou já programadas, para o reforço do sistema de abastecimento de água ao Pinhal Novo.

A obra contribui igualmente para a prossecução dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 6 - Água Potável e Saneamento e o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.