Utentes de Saúde de Pinhal Novo ouvidos pela Junta de Freguesia

Utentes de Saúde de Pinhal Novo ouvidos pela Junta de Freguesia

Repetiu-se em Pinhal Novo a estória que vai percorrendo o país, de norte a sul. Pessoas, que padecem de problemas de saúde - única razão que as levam a enfrentar o intolerável, muitos idosos e outros em evidente sofrimento -, na fila desde as 4 horas da manhã na UCSP Pinhal Novo, para tentar conseguir uma marcação de consulta. Hirtos na fila onde nem senhas são distribuídas. O sucesso na marcação de consulta é uma incógnita. No caso de insucesso a alternativa é regressar um mês depois!

O Presidente da Junta de Freguesia Carlos Almeida esteve no local e falou com utentes e funcionários, tendo apurado que a coordenação do equipamento não se encontrava presente. Urge pôr fim à diminuição da capacidade de resposta dos Cuidados de Saúde Primários, a pretexto dos “constrangimentos orçamentais”, urge acabar com o encerramento de serviços de proximidade, terminar com a carência de profissionais de saúde, com o desinvestimento na área da saúde pública, é preciso garantir a atribuição de médico de família a todos os utentes e terminar com as acentuadas desigualdades entre as Unidades de Saúde Familiar e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

A Junta de Freguesia continuará atenta ao problema e irá diligenciar ouvir das entidades responsáveis uma resposta que sirva o direito inalienável da população de Pinha Novo à saúde, direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa.

A Freguesia de Pinhal Novo reforça que a saúde não é um favor, mas sim um direito!

Tags :