Curso de Português para refugiadas/os ucranianas/os em Pinhal Novo

Curso de Português para refugiadas/os ucranianas/os em Pinhal Novo

O Município de Palmela, em articulação com o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, deu início, a 16 de maio, ao Curso de Português Língua de Acolhimento - Nível A1, em Pinhal Novo, para 30 alunas/os, refugiadas/os ucranianas/os.

O Curso, com a duração de 75 horas, decorre na Escola Básica Zeca Afonso, no âmbito do projeto “Formação para a Comunidade”. Durante a formação, as crianças (filhas/os destas famílias) ficam também nesta escola, onde são acompanhadas por trabalhadoras do Município.

Ao nível da integração em contexto escolar das/os alunas/os ucranianas/os, mantém-se a atribuição de apoios no âmbito da Ação Social Escolar, com posicionamento no escalão 1 do abono de família, para efeitos de fornecimento de refeições e auxílios económicos, relativamente ao 1.º Ciclo e Pré-escolar.

Neste momento, frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho de Palmela 13 crianças ucranianas, beneficiárias dos apoios da Ação Social Escolar (10 alunas/os do 1.º Ciclo e três do Pré-escolar).

Chegadas ao conhecimento da Autarquia, 25 famílias estão alojadas no concelho, num total de 98 pessoas, em instituições, casas de familiares ou particulares.