Taça Pinhal Novo de Jiu Jistu atrai milhares de pessoas e atletas

Taça Pinhal Novo de Jiu Jistu atrai milhares de pessoas e atletas

Realizou-se entre 11 e 12 de novembro a VI Edição da Taça Pinhal Novo de Jiu Jitsu, organizada pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com apoio técnico da Academia Pantera Negra e com apoio logístico da Câmara Municipal de Palmela e da Palmela Desporto EM.

Participaram 950 atletas de 21 países, entre os quais a Venezuela, Brasil, Estados Unidos, Guiné, Angola, Cabo Verde e Moçambique e os restantes são países europeus. Foram realizados 827 “combates” (cada atleta pode fazer mais do que um combate, dependendo das eliminatórias) e estima-se que evento foi assistido por 3500 a 4000 espetadores.

Foram recolhidos cerca de 800 kg de alimentos não perecíveis que serão distribuídos por várias famílias de Pinhal Novo, pelo Grupo Socio Caritativo do Centro Paroquial. Os alimentos recolhidos foram um contributo voluntário do público assistente.

O evento tem crescido de forma sistemática, sustentada e persistente ao longo das várias edições, sendo hoje considerada como um dos eventos da modalidade mais prestigiados e concorridos a nível nacional. A Junta de Freguesia orgulha-se da promoção deste evento desportivo e regozija-se pelo sucesso alcançado.

Para além da vertente desportiva e do apoio social a terceiros, o torneio tem ainda a particularidade de causar um impacto significativo no comercio local (cafés, restaurantes e outro pequeno comércio) o que reforça e justifica, também por esse prisma, o investimento da autarquia em eventos deste tipo, sobretudo no lado sul da vila.

Esta iniciativa enquadra-se nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 1 - Erradicar a Pobreza, 5 - Igualdade de Género, 8 - Trabalho Digno e Desenvolvimento Económico e 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.