Comemoração do 93º Aniversário da Freguesia de Pinhal Novo

Comemoração do 93º Aniversário da Freguesia de Pinhal Novo

Caros munícipes,

A Freguesia de Pinhal Novo comemora hoje o seu nonagésimo terceiro aniversário. Uma data importante e de referência para todos os pinhalnovenses.

Hoje seria, noutras circunstâncias, um dia bom para falarmos entre todos, amigos e conhecidos e para refletirmos sobre o que foi, o que é e o que queremos que Pinhal Novo venha a ser no futuro.

Infelizmente, o país e o mundo estão a passar por um dos piores momentos da história recente, impedindo-nos de celebrar e conviver entre amigos. É por isso que a comemoração deste aniversário é diferente. Diferente no formato, recorrendo às redes sociais para poder chegar mais próximo de todos, diferente também porque é feita à distância, sem a possibilidade de sentir o calor que advém do convívio com os munícipes que estão sempre presentes nestas ocasiões.

Pelo mesmo motivo, não nos é possível reeditar outras ações que normalmente antecedem a sessão comemorativa do aniversário da criação da freguesia e da elevação de Pinhal Novo a Vila, como é o caso do Encontro de Poetas Populares – Palavra Dita e do Passeio Cicloturista Vila de Pinhal Novo.

Não faltarão, por certo, ocasiões para realizarmos estas iniciativas, mas este ano sentiremos, todos, a falta dos poemas populares dos nossos amigos poetas e o convívio desportivo dos pedaleiros que, habitualmente em março, percorrem a nossa freguesia num alegre passeio cicloturista.

Será uma celebração de um aniversário menos calorosa, dadas as condições em que vivemos neste momento, mas nem por isso menos importante ou menos sentida.

Pinhal Novo, enquanto comunidade e enquanto freguesia, tem uma história alicerçada em hábitos culturais bem enraizados e num legado de realizações que pode ser constatado todos os dias, para as quais nos orgulhamos de ter contribuído, de forma humilde e modesta, mas com genuíno empenho, contribuindo para a construção de um passado, de um presente e de um futuro para Pinhal Novo.

Um futuro que, como toda a gente sabe, não se faz só de grandes acontecimentos e de grandes obras. O futuro faz-se também do conjunto de pequenas coisas que nos fazem sentir, a cada dia que passa, que hoje estamos melhor que ontem, com mais qualidade de vida e com motivos para gostar, ainda mais, de cá viver.

Grandes ou pequenos, os investimentos e a realização de atividades culturais e desportivas, bem como as ações de solidariedade e de combate à exclusão social, entre outras, são exemplos do que há ainda a fazer e que podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da freguesia, potenciando a solidariedade, a interajuda e a fruição do espaço público e que promovem o bem-estar da população.

Ao mesmo tempo, continuamos a apostar nas parcerias, com o movimento associativo da freguesia, com os agentes económicos e, sobretudo com a Câmara Municipal com um objetivo comum que é o de construir um Pinhal Novo ainda melhor.

Consideramos que, mais importante do que quem executou a pequena ou grande obra ou de quem promoveu, no terreno, determinada ação, o que importa é fazer o que falta sabendo que dessa forma quem ganha são os munícipes da freguesia.

São muitos os exemplos de ações que resultaram destas parcerias e que, pelo acolhimento que receberam dos munícipes da freguesia, acreditamos que vale a pena continuar a apostar nelas, como são os casos das comemorações do 25 de Abril, do Mercado Caramelo, das iniciativas desportivas e das atividades lúdicas do Dia Mundial da Criança e do programa Férias Vivas.

Em 2020, sobretudo a partir de março, mercê da situação pandémica que assolou o país, foram várias as ações e investimentos da freguesia que tiveram que ser adiadas ou simplesmente canceladas.

A situação de saúde e de segurança pública assim o exigiu e foi nessa direção que o esforço da Junta de Freguesia se dirigiu. Em resposta a solicitações de particulares ou em concertação com outras entidades, nomeadamente com a Câmara Municipal, concentramo-nos na luta contra a pandemia e no apoio direto aos mais necessitados.

Paralelamente, a Junta de Freguesia empenhou-se no apoio a associações da freguesia, tendo dessa forma contribuído para reforçar a sua capacidade de ajuda aos seus associados e beneficiários e à população em geral.

Com as restrições determinadas pela situação pandémica, mantivemos o atendimento aos munícipes na sede da Junta de Freguesia, garantimos os trabalhos nos cemitérios da freguesia e assegurámo-nos de que o trabalho de reparação de calçadas, de conservação de aceiros e caminhos rurais e a conservação de equipamentos e edifícios escolares se mantinham em níveis de execução próximos do que era normal antes de março de 2020. Em suma, continuámos o empreender o trabalho que nos compete.

Depois de um ano atípico e difícil, aquilo que todos mais desejávamos era que 2021 fosse mais normal e, sobretudo, sem tantas preocupações e dificuldades como no ano anterior. No entanto, como sabemos, a situação de saúde pública ao invés de amenizar agravou-se e os problemas para os munícipes, para as empresas e para as autarquias tem vindo a mostrar-se mais incisivos, mais graves e, infelizmente, com consequências mais nefastas.

A Junta de Freguesia, consciente destas dificuldades, preparou e adaptou os seus métodos de trabalho e a organização das suas intervenções no exterior, acreditando que, dessa forma, conseguiremos realizar o essencial do nosso trabalho para que nada falte aos munícipes, ajudando os que de nós necessitam e, dessa forma, contribuir para a luta contra a pandemia.

Será, certamente, um ano difícil e serão com certeza muitos os problemas com que nos depararemos, mas anima-nos a esperança de que, com esforço e empenho de todos, nomeadamente dos trabalhadores da Junta de Freguesia a quem nos compete reconhecer e agradecer publicamente pela sua determinação e envolvimento, havemos de sair desta situação de crise e passar a viver sem tantas incertezas e dificuldades.

Queremos que Pinhal Novo continue a ser um espaço onde todos podem intervir, juntos num esforço coletivo, sentindo como seu o dever de participar e de melhorar a nossa comunidade.

É por isso, também, que acreditamos que comemorar este aniversário ainda que de forma diferente, é, acima de tudo, um ato de solidariedade e de manifestação da convicção de que, unidos, temos a capacidade de ultrapassar as dificuldades.

Vídeos do programa:
- Orquestra Nova de Guitarras «Angelica» (VER)
- Discurso do Presidente Manuel Largarto da JF Pinhal Novo (VER)
- Orquestra Nova de Guitarras «Palladio» (VER)
- Discurso do Presidente Álvaro Amaro da CM Palmela (VER)