Vigília pela Saúde em Pinhal Novo

Vigília pela Saúde em Pinhal Novo

Esta manhã, os eleitos da Junta de Freguesia estiveram em vigília com meia centena de pinhalnovenses em frente à UCSP Pinhal Novo como mais uma forma de reivindicação do direito à saúde no nosso território. Os problemas repetem-se quanto à falta de médicos para os utentes desta unidade de saúde, persistindo, igualmente, a dificuldade em marcar consultas, principalmente para os utentes sem médico de família.

O Presidente da Junta de Freguesia Carlos Almeida esteve no local e falou com utentes e funcionários, tendo apurado que a coordenação do equipamento não se encontrava presente. Urge pôr fim à diminuição da capacidade de resposta dos Cuidados de Saúde Primários, a pretexto dos “constrangimentos orçamentais”, urge acabar com o encerramento de serviços de proximidade, terminar com a carência de profissionais de saúde, com o desinvestimento na área da saúde pública, é preciso garantir a atribuição de médico de família a todos os utentes e terminar com as acentuadas desigualdades entre as Unidades de Saúde Familiar e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

A Junta de Freguesia continuará atenta ao problema, tendo disponibilizado as suas instalações para que este conjunto de pessoas possa constituir uma comissão de utentes de saúde para reforçar as necessidades de resposta que sirva o direito inalienável da população de Pinha Novo à saúde, direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa.

A Freguesia de Pinhal Novo reforça que a saúde não é um favor, mas sim um direito!

Tags :