Centro de Marcha e Corrida de Pinhal Novo foi inaugurado

Centro de Marcha e Corrida de Pinhal Novo foi inaugurado

O Centro de Marcha e Corrida de Pinhal Novo foi inaugurado, dia 12, sábado, numa cerimónia que contou com a presença de algumas dezenas de pessoas, nomeadamente, entidades parceiras, instituições locais e munícipes. Este evento simbólico contou, também, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, do Presidente do Conselho de Gestão da Palmela Desporto E. M., José Barreto e do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira.

Álvaro Balseiro Amaro sublinhou o facto de este ser o primeiro centro logístico do concelho, de outros já previstos no âmbito do Programa Municipal de Desenvolvimento do Atletismo. «Em boa hora estamos aqui a dar o tiro de partida, mas queremos rapidamente fazer chegar a Quinta do Anjo, também, com os parceiros e a Palmela».

O Presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para recordar o investimento que está e continuará a ser realizado na modalidade, com a construção de pistas simplificadas. «Nós, há relativamente pouco tempo protocolámos o apoio ao projeto ambicioso do Quintajense FC de uma pista simplificada que esperemos que depois seja o início de muitas outras coisas naquele complexo. Estamos disponíveis para fazer esse investimento, mas queremos também estender essa infraestrutura fundamental, a Pinhal Novo, onde já sinalizámos um terreno e que ficará integrado no Parque Verde Urbano e em Palmela, dado que o Palmelense FC também está com uma grande dinâmica nesta área do atletismo».

O Presidente do Conselho de Gestão da Palmela Desporto, entidade responsável pela dinamização do Centro, agradeceu, na ocasião, a confiança da Federação e do Município, apresentou os 3 percursos criados e os benefícios associados a quem optar por esta prática, nos serviços disponibilizados pela Piscina Municipal de Pinhal Novo. «Construímos à volta deste centro 3 percursos distintos, urbanos e com graus de dificuldade que poderão responder à condição física de cada um», sublinhou.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo iniciou a sua intervenção lamentando o facto de ainda ser necessária a criação de centros com orientação técnica «para incentivar a prática de gestos tão simples como caminhar ou correr».

Recordou que apesar de ser «uma modalidade extremamente popular e humilde» os resultados obtidos são motivo de orgulho: «Somos a única modalidade com campeões olímpicos no país».

A terminar, Jorge Vieira sublinhou: «Estou aqui perto da Câmara Municipal de Palmela para fortalecer esta ideia e não deixar esquecer de que há uma política fundamental que os municípios podem e devem ter relativamente ao atletismo, com a construção de pistas simplificadas, que permitam a prática da base das disciplinas da modalidade. Se assim o fizer, Senhor Presidente da Câmara, não tenho dúvidas de que estará a prestar um serviço grandioso ao desporto».
A cerimónia encerrou com a assinatura de um protocolo entre a Palmela Desporto e a Federação Portuguesa de Atletismo, o descerramento da placa evocativa e uma caminhada.

Este Centro, o 100.º a nível nacional, está sediado na Piscina Municipal de Pinhal Novo e constitui um local de acolhimento que proporcionará às/aos praticantes inscritas/os, orientação técnica, para supervisão e prescrição de exercícios. Funciona às 2.ªs, 4.ªs e 6.ªs feiras, das 19h30 às 20h30, mediante uma inscrição anual (10€).

Os Centros de Marcha e Corrida surgem na sequência da criação do Programa Nacional de Marcha e Corrida, iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da Federação Portuguesa de Atletismo. O programa visa a promoção de atividade física, através da prática de marcha e corrida, com acompanhamento especializado, para a implementação de estilos de vida mais saudáveis.

Mais informações em www.marchaecorrida.pt ou através dos contactos: 212 389 900, 910 270 585 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..