Dia da Floresta Autóctone: plantação simbólica em Val´Flores

Dia da Floresta Autóctone: plantação simbólica em Val´Flores

Integrada no programa do Dia da Floresta Autóctone, decorreu, no dia 25 de novembro, a plantação simbólica de espécies autóctones na Urbanização Val´Flores, em Pinhal Novo, que contou com a participação de crianças do Pré-escolar do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo. Foram plantados um sobreiro, um carvalho cerquinho, uma alfarrobeira, um medronheiro, um loureiro e uma romãzeira.

Esta ação foi já precursora da plantação de 80 árvores e arbustos de espécies nativas (sobreiros, loureiros, medronheiros e romãzeiras) que vai ser realizada neste local até ao final de 2023, no âmbito do projeto Pinhal Novo Verde.

Recorde-se que a candidatura deste projeto ao Programa Operacional Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática - Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco - (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-sombra em Meio Urbano, apresentada pelo Município de Palmela, já foi aprovada. O orçamento total previsto é de 75.000€ e a taxa de financiamento é de 100%.

Para além de Val’Flores, este projeto contempla também o recinto do Mercado Mensal de Pinhal Novo, de maior dimensão, onde vão ser plantadas 217 árvores e arbustos de espécies nativas, designadamente, pinheiros mansos, sobreiros, medronheiros, freixos, lódãos-bastardos e choupos-brancos.