Alertas Fitossanitários da DRAPLVT

Alertas Fitossanitários da DRAPLVT

A Trioza eritreae (Del Guercio) (Hemiptera, Triozidae) ou psila-africana-dos-citrinos é uma espécie indígena de África, detetada na Madeira em 1994 e nas ilhas Canárias em 2002. Foi observada pela primeira vez na Europa continental em agosto de 2014 no noroeste de Espanha e no norte de Portugal em janeiro de 2015. Como o nome indica ataca citrinos cultivados pelos frutos e plantas aparentadas usadas normalmente como ornamentais.

É considerada uma praga de quarentena pela Comissão Europeia pelo que a sua presença num país ou região condiciona o movimento e venda das suas plantas hospedeiras.

Assim, no interior da zona demarcada, legalmente criada na área considerada como infestada por este inseto, existem regras que devem ser seguidas pelas comerciantes e atendidas por quem pretender adquirir este tipo de plantas, garantindo que não compra exemplares infestados.

Esta zona demarcada tem vindo a ser atualizada tendo já atingido o Algarve. Poderá consultar a zona demarcada e algumas medidas a tomar na Circular n.º 04/2022 da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo - DRAPLVT.